Image Map

Rotina do Sono do meu Bebê.

Olá, venho aqui relatar a minha experiência e como esta a Rotina de Sono do Mateus.

 Os primeiros dias de vida do meu pequeno, confesso que fiquei meio desesperada, mãe de primeira viagem é assim, o meu pequeno mamava e dormia, ficava pouco acordado, só quando ia tomar banho e em alguns momentos. Mas depois fui me acalmando, afinal lá dentro da nossa barriga, eles dormem o quanto e a hora que querem, tudo aqui fora é novo, foi isso que coloquei na minha cabeça.

Logo nas primeiras semanas, já tentei seguir uma rotina, banho no mesmo horário, trocar a fralda antes das mamadas e as mamadas em si de 3 em 3 horas, nos momentos que ele estava acordado, banho e trocadas, aproveitava pra conversar, brincar e olhar (babar) kk na cria.

Nos primeiros 15 dias, por orientação do Pediatra, eu acordava ele de 3 em 3 horas, mesmo durante a noite para mamar, depois fui deixando ele acordar por si só durante a noite, claro que inicialmente ele acordava quase de 3 em 3h, mas depois foi dormindo por mais horas e assim por diante.

As sonecas diurnas é essencial para o bebê, sem elas, eles ficam irritados e stressados, eles precisam descansar, eles cansam muito durante as mamadas.

Eu estou dês do começo fazendo uma rotina, acordar no mesmo horário, dormir no mesmo horário, mamar, agora frutinhas e papinhas, assim como o banho. Formando essa rotina, tudo fica mais fácil.

Hoje o Mateus esta com 6 meses e segue rotina do sono dele:

* O banho dele é sempre por volta das 16h, quando estar muito calor, dou outro banho por volta das 19h;
* Ele é trocado e mama pela última vez o Leite Materno e Mamadeira por volta das 20:45h, às 21h ele já está quase dormindo;
* Ele acorda novamente para mamar Leite Materno as 4:30 da madrugada e volta à dormir;
* Às 8h da manhã acordamos, mesmo que ele não acorde sozinho, eu o acordo no mais tardar as 9h e temos a rotina, ir para minha cama, brincar, rir e ficar falando BOM DIA BOM DIA BOM DIA;
* Por volta das 11h da manha ele dorme mais um pouco e eu o acordo para almoçar;
* 15h ele tira mais um cochilo;
* Às 17h dorme um sono pesadinho até umas 19h e depois começa tudo novamente.

Lógico que não é super rígido, tem os contratempos, as saídas, passeios e os horários mudam, mas durante a semana é praticamente isso.

Dicas:

- Quando ele acorda durante a madruga, ele sorri e eu respondo com um sorriso, mas mantenho luz baixa e não fico conversando com ele, isso acredito e vem dando certo, que faz a criança entender que aquele hórario não é pra brincar e sim dormir, quando ele insiste, mesmo após a mamada de ficar acordado, eu deito com ele, em silêncio e ele pega no sono.
- Dormimos com todas as luzes apagadas, mas como é apartamento, entra claridade pelo banheiro, não fica super escuro, mas não fica claro.
- Nas cochiladas durante o dia, não escureço o ambiente, hora ele dorme no berço, hora na minha cama e assim por diante, mas com todas as janelas abertas, assim ele entende que é dia.
Espero que tenham gostado e me contem nos comentários a rotina do sono dos bebês de vocês e dicas.

Espero que tenham gostado.

Até os próximos posts.


Nenhum comentário:

Postar um comentário