Image Map

O que dar para uma criança de 1 ano? ...

Olá pessoal, tudo bem?

Como vocês sabem, o Mateus fez 1 ano no último dia 27 e passou de bebê para criança, pelo menos na pratica rsrs, no 6° mês quando iniciamos a introdução alimentar, junto com ela vem aquela onde de dúvidas, inseguranças, perguntas e pesquisas e não muda quando completa 1 ano.

Estou a um tempo pesquisando, tentando entender melhor essa fase para oferecer o melhor pro meu pequeno, é sempre isso que nós mamães queremos, pois bem, li vários sites de revistas voltadas para mamães e blogs, que pra mim são muitos valiosos, pois as Blogueiras contam suas experiência, o que deu certo ou não e dicas muito boas para esta fase de mudanças.

Quando comecei a Introdução Alimentar, já estava na minha cabeça, que ofereceria o melhor pro meu pequeno, o mais saudável e nada de porcarias, sabia também que teria muitos palpites e gente (família) olhando de cara feia, mas estou firme e continuarei assim.

O Mateus desde sempre, não pega os alimentos nas mãos, como frutas, por exemplo, ele sempre fez cara feia, de nojo, anciã e tudo mais, isso me preocupou um pouco, mas conversei com a Pediatra e ela me disse para ficar tranquila, era algo dele, pois não é só com comida, mas com objetos também, ele não coloca nada na boca, nem mordedor, somente os dedinhos dele. Então eu sempre dei a comida pra ele, mas ok, isso não tem problema algum, mas agora nessa nova fase, acredito que ele tem que explorar os alimentos e estou nessa luta.

Achei um blog muito interessante, chamado Maternidade Colorida e lá tem muita dica legal para essa nova fase da Alimentação.

Nessa Tabela tem como deve ser a comida e alimentação da criança, achei muito legal e queria compartilhar com vocês, eu já aplico:


Evite
Prefira
 
Temperos prontos  
Use os temperos naturais: cebola, alho, salsinha, cebolinha, manjericão, coentro, salsa, manjerona e etc
 
Açúcar refinado  
 Se for usar, que seja com muita moderação. Sabe aquele bolo simples de fim de semana? Tudo bem, seu filho pode comer. Mas prefira o açúcar mascavo ou então o demerara que além das calorias também possuem outros nutrientes.
 
Sal em excesso
O sal pode ser usado pra dar um toque na comida. Além do sódio, o sal contém iodo e é importante pra criança. Tem o sal marinho que é mais puro e melhor.
Frituras
Comece a mudar este hábito na sua casa, prefira preparações assadas, grelhadas, cozidas à frituras de imersão.
 
Molhos prontos
Na sua grande maioria, eles são ricos em sódio, conservantes, aditivos. Dê uma variada nas receitas e evite usá-los, caso não tenham tempo ou não saiba fazer em casa. No caso do molho de tomate, nada melhor do que o caseiro, né?
Embutidos
Apesar da tentação e de ser denominado comida de criança, a salsicha é uma bomba pro seu filho. Não resiste ao hot – dog? Lembre-se, é você quem conhece esse lanche e seu filho não precisa conhecer neste momento. Aqui também entra: salame, presunto, blanquet, mortadela. Prefira sanduíches, tortas com outros recheios. Use a criatividade!
Doces  
Aqui entra tudo o que tem açúcar em excesso. Calma! Seu filho tem apenas 1 ano e não precisa comer doce agora. Se for comer, que seja com MUITA moderação e nunca troque uma refeição pelo doce.
Salgadinhos
 Sabe aqueles de saquinho que toda criança ama? Pois bem, são ricos em sódio, açúcar, gordura, conservantes, aditivos e nada acrescentam de bom  na saúde de seu filho. 
Bolacha recheada ou sem recheio
Ricas em gordura, açúcar, conservantes, aditivos. Sabia que 1 pacote de bolacha recheada equivale a 8 pães francês ou de sal? Pois é, pra que dar isso pra criança?  Prefira os biscoitos integrais sem recheio.
 
Chocolate
 Chocolate é a oitava maravilha do mundo, a maior parte das pessoas não vivem sem chocolate, mas o que é bom do chocolate e causa toda sensação de bem estar é o cacau e pra comer o cacau de verdade, o chocolate precisa ser aquele amargo, dark, sabem? Com moderação, não tem problema, mas ressalvo: pra que dar agora chocolate pra seu filho? Não pode esperar mais um pouco?
Chocolate branco não é chocolate, é sim um monte de gordura. Cuidado com os chocolates infantis, que são MUITO doces e o cacau passa lá longe.
Fast food
Acho que este nem precisava falar, mas vamos lá: Na sua grande maioria é gordura, açúcar, fritura, conservantes, aditivos em excesso. O melhor é você ensinar seu filho a comer bem, aquele prato todo colorido. Quer sair pra comer no shopping? Escolha um restaurante por quilo ou que sirva comida e não lanches.
 
Farináceos e engrossantes ricos em açúcar 
 A criança tem que tomar o leite, se for engrossar, que seja com cereal integral natural: aveia, farinha de aveia, farinha de arroz, mas SEM açúcar.
Quer adoçar? Bata com uma fruta: banana, maçã, mamão são exemplos ótimos pra adoçar.
Sucos de caixinha, néctares e refrigerantes 
 Ricos em açúcar, conservantes e aditivos. Prefira os naturais. Não tem tempo de fazer? Use as polpas. Ainda sem tempo? Incentive a ingestão da água e ofereças as frutas em pedaços.
O hábito do suco é nosso, não das crianças.
Fonte: Maternidade Colorida
 


Anotei várias dicas e várias receitas saudáveis, que com certeza vou tentar colocar no meu dia-a-dia e vou mostrando para vocês como será essa nossa experiência, agora nosso pequeno come o que a Família come e quero trazer esta onda saudável e assim transformar num Hábito.

Por favor, quem já passou por isso, um bebê que não coloca nada na boca rsrs, me contem!!!

Espero que tenham gostados e divida comigo as experiências de vocês com esta nova fase alimentar.

Até o próximo post.

Coisas de Maria



2 comentários:

  1. Oi, queria te perguntar e na festa de 1 ano do teu filhote tu não deu nenhuma das doçuras da festa, o que tu deu? queria saber porque tenho minha bebe de 8 meses e acho muito cedo pra dar essas doçuras, mais o que dar na festinha e em outras festas? e ainda sempre tem alguém querendo dar bobagens. Brigada beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, todos na festa estavam avisados quanto a não dar doces e salgados para ele, como a Festa foi as 15h, dei antes de sair de casa um Mamar e levei pra ele comer lá uma fruta e fui tudo muitoo bem. Bjus lindaaa

      Excluir