Image Map

É tempo de ... CONSELHO DE BELEZA - Claudia Matarazzo

Venho compartilhar com vocês, uma matéria que saiu da Revista Viva Linda com o Boticário, uma amiga a Cinara Sonia que me enviou. Espero que gostem.
 
SUPREMO LUXO - É preciso dar-se tempo - e um bom tempo, nada de migalhas, pelo menos uma hora - para um ritual de beleza diário que será só seu.
 
NA ANTIGUIDADE, as mulheres dedicavam, praticamente um terço das horas do dia delas para a beleza: banho, cabelo, massagens, cuidados ... Sem as pressões do nosso dia a dia e também sem os recursos de que dispomos hoje, ninguém achava nada de mais gastar toda a manhã - ou tarde - dedicando-se a tornar-se apresentável.
 
Hoje, perdemos o direito de fazer isso com calm: hórarios, filhos, mensagens eletrônicos e celulares que não se calam impedem-se de desfrutar - pra valer - desse privilégio que deveria ser rotina obrigatória para todos nós.
 
Na era da pressa e dos descartável, muitas mulheres preferem arriscar uma intervenção radical ou invasiva em vez de exercitar o autoconhecimento aprendendo a aceitar e cultivar cada detalhe do corpo de modo a fazer uma transformação natural e plena, de dentro para fora, infinitamente mais duradoura do que qualquer novidade trazida pela cirurgia plástica.
 
Para isso, porém, é preciso tempo: tempo para ficar a sós com você mesma, para experimentar novos produtos, texturas, cores, estilos e - por que não? - todas as sensações, formas e reflexos que eles podem trazer e produzir.
 
Mas que referência de estética devemos buscar nesse precioso intervalo de tempo? De preferência, a beleza atemporal, que  transcende e não se limita detalhes. Não se prenda a uma só tendência apenas porque é o que dizem ser bacana.
 
Experimente a novidade, sim, mas também o que lhe agrada, o que fica bem, o que ilumina a alma, a pele e os olhos. Enfim, o que lhe dá prazer!
 
Para descobrir isso,  não dá pra ter pressa. Daí a importância da sua rotina intima se preservada de interrupções. Todos os dias, um carinho, um creme, um perfume de sabonete, espuma ou colônia. Todos de uma mesma linha ou a novidade do momento - não importa. O que vale é manter o espírito da descoberta, sentir-se quase uma adolescente, cobrir-se literalmente de aromas e cremes, mimos e sensações. Momentos preciosos. pequenos privilégios de tempo e de vida. que têm o poder de transformar nosso interior, alimentando a alma e embelezando o corpo, iluminando, enfim, o olhar.
 
Não acredite na culpa que nos ameaças cada vez que resgatamos minutos preciosos para nosso prazer e beneficio. Veja esse hábito como um investimento importante, essencial.
 
Com esse tempo de qualidade, virá também um controle muito maior da nossa ansiedade, o que nos tornará, de fato, senhoras de nossa própria vida e do nosso tempo. Esse ritual único, íntimo e pessoal só pode dar bons resultados do ponto de vista visual.
 
Apenas assim é possível compreender e utilizar toda a infinidade de maravilhosos produtos e essências que estão à nossa disposição. Cobrir a pele tonalizando ou iluminando? Marcar os lábios ou apenas insinuar? Enfatizar os olhos ou esfumaçar o olhar? Dependerá do estado do espírito, do momento - lúdico ou solene - que se está vivendo. A escolha torna-se muita mais fácil, segura e divertida quando temos tempo, autoconhecimento, serenidade e plenitude jogando o nosso favor.

Claudia Matarazzo - é jornalista e escritora especializada em comportamento e etiqueta. É autora do livro Etiqueta sem Frescura (editora Planeta do Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário