Image Map

MÉTODO MONTESSORIANO

Quem já ouviu falar no Método Montessoriano??? Eu nunca tinha ouvido e infelizmente só fiquei sabendo e fiz minhas pesquisas depois do quarto do meu filho pronto, se soubesse antes tinha adotado esse método.
 
Vamos lá: O Método Montessoriano foi criado pela médica e educadora Italiana Maria Montessori e foi desenvolvido por volta de 1907, ela foi a primeira mulher na Itália diplomada em medicina, o método propunha a criança de um ambiente de aprendizado mais criativo, para ela o quarto dos pequenos deve ser estruturado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades.
 
Fazer um ambiente com estímulos, assim a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolver-se de forma espontânea, criativa e saudável. Montessori acreditava que a casa não deve ser para a criança, mas das crianças, não organizada para sua chegada, mas estruturada a partir de sua criação. 
 
Quando pensar em uma decoração Montessoriana, temos que ter em mente que a proposta é fazer pensando nos bebes e não para o uso dos adultos, mas vai além da aparência decorativa, a prioridade é a liberdade que a criança deve ter. O ambiente tem que ser pensando de forma que a criança fiquei segura e livre ao mesmo tempo.
 
Cuidados: tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança.
É valido lembrar que sempre é preciso monitorar os pequenos com frequência.

Como montar um Quarto Montessoriano:

- O berço é substituído por um colchão ou uma cama baixinha para que a criança tenha independência para deitar ou levantar;
- O quarto é organizado pela criança com a ajuda dos pais, ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos prediletos que devem estar acessíveis ao alcance da mão;
- As fotos, quadros, espelhos devem estar à altura do seu olhar;
- A decoração deve ser de preferência minimalista, com poucos brinquedos, com esquema de rodizio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração
 
Fico pensando: "se dá certo? se o quarto não vai virar uma bagunça? se o meu pequeno não vai acordar no meio da noite e sair andando pela casa? .... #mãedeprimeiraviagem
Mas a ideia é muito boa e vou reservar um espaço no quarto e montar, como ele ainda só tem 2 meses de vida, ele permanecerá dormindo em seu berço e talvez eu troque quando me sentir mais segura, mas acredito que se ensinarmos dessa forma, com independência, liberdade, a criança terá "responsabilidade", mesmo que pequeninhos.

Abaixo algumas ideias de Quarto Montessoriano:










 



Nenhum comentário:

Postar um comentário